Aborrecido com o seu trabalho actual? Ou, quer procurar novas oportunidades de emprego são mais dinâmicas e desafiantes? Um início de ano como este é uma boa altura para o fazer. Mas, já reviu o seu currículo? Secção, um bom currículo deve fornecer informações inestimáveis sobre si e as suas qualificações neste momento.
Para o ajudar a preparar um currículo que seja verdadeiro, então vai querer ouvir algumas dicas:
Os currículos que não forem devidamente preparados incluirão informações menos óbvias, tais como “trabalho em posições que me fizeram crescer”, ou carregar as coisas menos importantes, como o seu desporto favorito em Badminton, a sua participação em determinado partido político, ou a sua filiação cultural local.
Coisas pessoais como esta, para além de não serem tão importantes para serem reveladas, acabarão por levar a uma impressão subjectiva negativa. Esta informação não é o momento para o informar. Trata-se de mais uma má informação, exagerando as qualificações que possui, diga que é um “perito na sua área”, ou inclua o seu número de telefone comercial. Mais educado, se escrever apenas o seu número de telefone, por exemplo.
Um bom currículo, como citado pela revista How to Write a Resume, deve mostrar honestamente que é capaz de resolver vários problemas de negócios que nunca aconteceram. É um bom comunicador, e capaz de gerir adequadamente a gestão do projecto e a implementação técnica.
O seu currículo deve preparar um breve e conciso. No entanto, se o cargo que pretende é a nível de gestão, então o seu currículo deve preparar mais pormenores para explicar as qualificações.
Há algumas coisas importantes que quer que a empresa conheça, ao ler um currículo. Entre elas estão: um currículo deve ser definido claramente, o nível de realização dos candidatos no desenvolvimento da carreira, em termos da sua capacidade para resolver problemas, gerir projectos, eficiência de tempo, comunicação eficaz, e pode cooperar num grupo.
A primeira página de um currículo, se bem escrita e claramente escrita, interessará àqueles que o lerem, e fá-los-á querer continuar a ler. No entanto, se o conteúdo do currículo for menos atractivo e estruturado, espera-se que transmita esse passo.
Além disso, um currículo que se apresente interessante é que, claramente, as suas responsabilidades ao ocupar o último cargo. Se pretende concentrar-se na responsabilidade, então será inscrito na lista de candidatos a serem considerados. A oportunidade de participar no processo de selecção estará então aberta de par em par para si.
Uma coisa que deve compreender quando escrever um currículo é que a empresa não teve muito tempo para ler o seu currículo em pormenor. Se o seu currículo for menos claro, desfocado, e divagante, não os atrairá para continuar a ler. Os primeiros dez segundos quando ler o seu currículo é o momento mais crucial, e irá determinar: se é ou não elegível para consideração. Bem, já reviu o seu currículo?
Está muitas vezes desapontado, porque muitas vezes envia o seu currículo a várias empresas, mas nenhuma delas responde? Não desespere. Tente rever o seu currículo de novo; quem sabe dos seus esforços será infrutífero. Bem, aqui estão algumas dicas sobre como escrever um currículo, tais como o diário publicado How to Write a Resume, que pode ser usado como uma referência.
O currículo que escreve deve ser conciso e fácil de ler. Não escreva o seu currículo com um estilo que seja de grande fôlego, ou exagere as qualificações que possui. Isto custar-lhe-á, e levantará questões por parte das empresas que o contratarão. Em vez disso, dê ênfase às frases que são consideradas essenciais para explicar claramente as qualificações que possui.
Evite erros gramaticais Note o uso de boa gramática ao escrever o seu currículo. Tente evitar várias formas de erros gramaticais, erros de dactilografia, ou utilizar fontes pouco usuais, o que será mais confuso para o leitor do seu currículo. Como resultado, a oportunidade de conseguir um emprego será encerrada, mesmo que tenha qualificações suficientemente boas.
No momento de redigir um currículo, é melhor manter-se concentrado nas qualificações que existem neste momento. Evite escrever algo que ainda não tenha dominado, ou escreva algo menos óbvio. Isso irá incomodá-lo. Tente ser honesto ao expressar as suas qualificações actuais, e use as palavras que “vendem”, para que pareça ainda mais proactivo.
Um currículo deve ser explicado claramente sobre as qualificações e experiência que possui. Escreva o título e o nome da sua empresa actualmente na primeira posição, seguido da sua experiência profissional em empresas anteriores.
Se actualmente é Gestor de Marketing, então não precisa de escrever em detalhe as suas qualificações há alguns anos atrás, quando ela trabalhou pela primeira vez. Se o cargo que está a candidatar-se agora é exactamente o mesmo que o seu cargo actual, então deve concentrar-se em escrever o seu currículo no cargo mais recente.
Não havia nenhuma fórmula definida que deveria vir primeiro no seu currículo: o seu cargo actual ou o nome da empresa onde trabalha. Só você deve decidir, o que pretende destacar no seu currículo. Se o cargo que pretende destacar, então deve ser consistente com ele.
Se a ênfase for a sua posição actual, a seguinte descrição das suas responsabilidades, então não se esqueça de explicar brevemente sobre a sua empresa. Pelo contrário, se a sua empresa é muito famosa e tem uma boa reputação, porque não destacá-la no currículo que criou, e depois segui-la com as suas funções e responsabilidades?